Após a escolha do carro, começamos os preparativos para que a viagem pudesse acontecer com o mínimo possível de problemas. Sem problemas sabemos que não dá, mas isso é parte da aventura!

Confira a seguir os principais pontos de foco dos preparativos para ficar mais de um ano na estrada!

LEITURAS REALIZADAS

Inicialmente, a fim de entender melhor o que nos aguardava, realizamos diversas leituras, as quais se tornaram a base dos nossos planos. Destacamos as seguintes: The Overlanders Handbook (leitura indispensável pra quem planeja uma viagem de carro por vários países), Mundo por Terra, o livro dos Daytrippers, os 4 livros do Viajo Logo Existo e os sites dos colegas do Overland the Americas, Terra Adentro, 360 Meridianos (ótimas dicas para blogs iniciantes) e Viaje na Viagem.

PRIMEIROS PASSOS

Devidamente informados e confiantes da nossa escolha, era a hora de contar sobre o nosso sonho para a família e os amigos. Não foi fácil, mas todos nos deram (e ainda dão) o apoio necessário para correr atrás do nosso objetivo. É claro que no começo alguns acharam que estávamos loucos, mas acompanhando de perto os nossos planos detalhados perceberam que a nossa ideia é muito bem fundamentada e estudada.

PARA COMPARTILHAR 

Outra parte essencial da nossa experiência é compartilhá-la com as pessoas (e quem sabe inspirá-las também a sair por esse mundão!), assim criamos a plataforma digital do Memórias de Mochila nos seguintes meios: Instagram, Facebook, e-mail para contato e é claro, esse site. Para isso, lemos muito sobre Marketing Digital e fizemos alguns cursos online à respeito.

REGISTROS E MEMÓRIAS – NOSSO MATERIAL FOTOGRÁFICO

Uma das mais importantes partes da nossa viagem reside em registrar os momentos e lugares onde estaremos e por isso resolvemos investir em material fotográfico. Salientamos que não somos profissionais! Os nossos materiais são fruto de pesquisas e conversas com amigos e profissionais da área. Na verdade, estamos em processo de aprendizagem, fato que também faz parte da nossa experiência de viagem.

Hoje dispomos de: uma câmera Canon 70D, uma lente 50mm, uma lente 10-18mm, uma lente 24-70mm, uma GoProHero 5 Black e uma Canon G7X Mark II. Além disso, temos alguns acessórios adicionais que nos ajudam a fotografar e fazer vídeos, como o Dome, um Gorillapod e um microfone Rode.

SAÍDA DOS EMPREGOS

Sair dos nossos empregos foi com certeza um grande marco nos nosso período de preparativos! O Ricardo trabalhava no banco há mais de 5 anos e eu em uma multinacional do ramo automotivo há 3,5 anos. Nós dois havíamos ralado muito para chegar onde estávamos e abrir mão de tudo aquilo significativa que não tinha mais volta, que o projeto estava ganhando vida de verdade! Assim em Novembro (Ricardo) e Dezembro de 2016 (Nayara) passamos a nos dedicar exclusivamente ao Memórias de Mochila.

CUIDADOS COM A SAÚDE Antes de cair na estrada, nos atentamos também a cuidados preventivos com a saúde. Para isso, buscamos informações sobre vacinas específicas a serem tomadas para adentrar os países da nossa rota e comparamos coberturas e preços de seguros de viagem com relação a despesas hospitalares e odontológicas. Veja aqui nossas dicas para encontrar informações sobre as vacinas de uma viagem de longa duração. Para saber mais sobre o seguro viagem que escolhemos,  veja o nosso post Seguro de Viagem.
The following two tabs change content below.

Nayara Freitas

Curiosa desde que se conhece por gente, Nayara é natural de uma pequena cidade no interior de SP e sempre quis ir além. Com 25 anos é graduada em Administração e Gestão de Comércio Internacional pela UNICAMP. Deixou pra trás uma vida estável de trabalho em uma multinacional para explorar tudo de melhor que a América tem a oferecer e não se arrepende. Viver viajando é um sonho que se torna realidade todos os dias com o Memórias de Mochila.

Latest posts by Nayara Freitas (see all)